quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Para que serve o Facebook / duas polémicas saudáveis

O Facebook e as redes sociais podem ou não ser aproveitadas como veículo de coisas menos ligeiras do que as que muitas vezes nos enchem de banalidades?
Podem.

Sem querer servir de exemplo, noto que esta semana já debati com dois conterrâneos em duas páginas do facebook e sobre dois temas para mim interessantes:
1º - a música pode ou não completar a leitura e convívio numa página eminentemente dedicada a uma aldeia? Eu acho que sim. Mas há quem discorde. Debateu-se isso e acho que valeu a pena... Veja em baixo: «Música no facebook»;
2º - a Cova da Beira e o seu projecto de regadio servem quem devem servir ou não? Eu acho que não. Mas há quem ache que sim e que nada devia mudar. Veja em baixo: «Regadio da Cova da Beira».


__________________________________________________________

Música no facebook



Enquanto a tarde se despede e não, estou a ouvir esta experiência vocal interessante: «Alfama»...
Experimente também:

http://www.youtube.com/watch?v=iZDyYJ5IfMg
  • Vista por 18
  • Ricardo Dos Santos Sr. José Carlos Mendes, este conteudo vai ser removido dado não ter a ver com a MOITA-JARDIM. Pedia-lhe que tivesse atenção nas proximas publicações. Obrigado!
  • Josécarlos Mendes A música, meu caro, é do mundo - e a Moita pertence ao mundo. E esta música é tanto de Alfama como do Casteleiro. Mas entendo a mensagem. Noutras páginas de facebook tenho encontrado abusos sem que se tomem medidas e disso discordo. Por exemplo: a oferta de empréstimos (em princípio fraudulentos, como se sabe). Por isso, considero que se deve vigiar a qualidade - mas só isso. Ao menos gostou do fado? Mas continuarei a inserir conteúdos que eu ache que a Moita merece. Uma nota final: sou profissional da comunicação e neste exacto momento estou a poucos quilómetros do Politécnico de Setúbal.
  • Ricardo Dos Santos Ninguém disse que se trata de um conteúdo abusivo, apenas não está no contexto deste grupo. A Moita merece publicações que estejam relacionadas com a terra em si e os seus habitantes ou originários da terra. Suponhamos que essa música tinha sido composta ou interpretada por algum nativo ou descendente da freguesia da Moita, ai faria todo o sentido! Neste grupo, prezamos pela humildade e pela pluralidade de graus académicos e profissões de cada elemento do grupo. Se é profissional da comunicação, mais capacidade terá de entender que um grupo de partilha de informação tem regras e que existem conteúdos que devem ser seguidos e neste caso o tema deste grupo é o da nossa amada Moita-Jardim. Agradeço a compreensão.
  • Josécarlos Mendes Mensagem entendida. Já agora, aproveito para lhe comunicar que o próximo 'Serra d' Opa' trará pelo menos uma notícia da Moita (sobre abóboras gigantes). Se tiver mais notas, envie-me, por favor. Pode colocar na caixa de comentários aqui:http://serradopa.blogspot.pt/

    serradopa.blogspot.com
    5. Grupo aberto / Plataforma de Apoio aos Turistas e Futuros moradores do concelho do Sabugal, Queremos ver o concelho cheio de gente:
  • Josécarlos Mendes E viva o Casteleiro e mais a Moita, que sempre foram ignoradas pelos poderes!

...

E agora, uma notícia de última hora no facebook:
Clique para ser apanhado de surpresa:


___________________________________________________________


Regadio da Cova da Beira


O artigo completo do nosso Descendente Josécarlos Mendes!
  • Maria Máxima e 10 outras pessoas gostam disto.
  • Rui Correia Não somos COVA DA BEIRA....porque quem tiver olhos na cara e perceber alguma coisa de GEOGRAFIA...saberá que a cova da beira e parte daquele vale que vai desde Belmonte a te ao Fundao....nessa mesma cova da beira corre o Rio Zêzere e seu afluente Ribeira da Meimoa....ora que eu saiba tanto o Casteleiro,Enguias etc.....já não estão geograficamente falando inseridos nesse vale....a resposta e tao simples como isso....kkkkkkk
  • Natália Bispo Josécarlos Mendes...podes responder a este comentário??
  • Josécarlos Mendes Caro Rui, obrigado por ter clicado de imediato no «Gosto». Você, portanto, gostou do artigo. Mas depois deu-lhe um «vaipe» a vai de complicar o problema que já de si não é simples… 
    A pedido de vários leitores, vou só dizer-lhe três coisas:

    1ª - A malta de Quadrazais não sente as nossas terras cá de baixo como sendo Cova da Beira. Mas nós sentimos. Inclusive, vocês são Beira Alta e nós somos Beira Baixa. Sabia???????? KKKKKK

    2ª - Quando falo de «Cova da Beira» (escreve-se com maiúsculas… kkkkk), do que eu quero falar, não é de Geografia (até sei onde é a Tailândia, veja lá. Se calhar até ensinei noções de geografia à geração anterior no Colégio do Sabugal). Não. Do que eu quero falar, e isso parece ter sido entendido por todos os outros leitores (e são muitos: o artigo ainda continua em 1º lugar de leituras), é do Plano de Regadio da Cova da Beira. Ou seja: de um investimento público, feito com dinheiro do Estado, para irrigar e abastecer de água potável uma vasta zona de vários concelhos, incluindo o nosso, mas que em matéria de agricultura deixou de fora grande parte (a maior parte) dos solos agrícolas dessa mesma Cova da Beira – não em sentido geográfico convencional mas no sentido do desenho da Natureza na minha terra. Se você conhece a zona, sabe com certeza que o Casteleiro (e até a Moita) ficam num vale entre a Serra da Vila (de Sortelha) e a Serra d’ Opa. Saberá também que a Natureza colocou a passar à nossa porta uma ribeira que é afluente da R. Meimoa, a qual é afluente do Rio Zêzere. Portanto, até por aí, somos Cova da Beira. É que a água da ribeira do Casteleiro também vai para o Tejo e para Lisboa… como escrevi aqui: http://capeiaarraiana.pt/.../ 

    3ª e mais importante – A minha gente vê passar o canal do regadio à porta. Mas as suas terras ficam sem água durante todo o Verão. Não há água, caro Rui. As culturas secam. Mas ali a alguns metros corre em abundância. Acha isto normal? Mas há mais: hoje alguns agricultores da minha terra já têm água do regadio. Mas quando conceberam o Plano, nem isso. Era uma afronta ainda maior: o canal passava ali mas não era para nós!!!! 

    Chega? Não, não chega. Veja aqui por que razão acho que a minha aldeia é Cova da Beira:
    http://capeiaarraiana.pt/2011/04/24/beira-baixa-casteleiro/
    http://capeiaarraiana.pt/.../


    capeiaarraiana.pt
    Talvez não imagine, caro leitor, que a palavra fetiche que nós usamos vem direct...Ver mais
  • Rui Correia Amigo José Carlos,concordo consigo em grande parte daquilo que escreveu no seu artigo.Realmente o projecto inicial do reagadio da COVA DA BEIRA,poderia ter contemplado alguma área referente a sua freguesia e Santo Estevao....de qualquer maneira a agua neste momento já não se encontra muito longe,por isso a qualquer maneira poderão ter acesso a ela,de maneira a que OS POUCOS agricultores que estão no activo na zona possam trabalhar devidamente as suas terras...Também tem razão quando diz que nos em Quadrazais não sentimos a COVA DA BEIRA....uma vez que temos a felicidade de ter o RIO COA a porta,mesmo Rio Coa que leva a agua para o tao polemico REGADIO....Em relação as aulas de GEOGRAFIA,esteja descansado que eu não andei no colegio do Sabugal....Agora meu amigo,embora queira a todo o custo pertencer a BEIRA BAIXA....o meu amigo que deu aulas de Geografia,deveria saber que a AREA dessa antiga provincia,esta ocupada pelos 13 conçelhos de Castelo Branco,assim como o conçelho de Pampilhosa da Serra que pertence a Coimbra,assim como o conçelho de MAÇAO que já pertence ao distrito de Santarem....E pelo que sei o CASTELEIRO ainda pertence ao conçelho de SABUGAL,distrito da GUARDA....portanto meu amigo queira ou não a sua terra também pertence a antiga provincia da BEIRA ALTA....Hoje BEIRA INTERIOR/NORTE......
  • Josécarlos Mendes Mas é que gostei mesmo da contra-resposta, Rui. Gostei. Quanto à Beira Alta ou Beira Baixa e para provar que tudo isso são só convenções... basta dizer-lhe que quando andava na Escola me ensinaram a escrever assim: «Beira Baixa-Casteleiro»!!!! E, porque sou um grande fã de temas históricos, quero recordar-lhe a si e aos leitores apenas mais uma «coisita»: até 1855, o Casteleiro pertenceu ao Concelho de Sortelha, Distrito de Castelo Branco... Veja lá como as convenções se alteram: uma reformazita e... tudo se muda... Uma rectificação, por razões de rigor: não dei aulas de Geografia: dei nas aulas noções de Geografia: eram os 1º e 2º anos da altura, hoje 5º e 6º, no Externato Secundário do Sabugal e noutras escolas em Lisboa - e até em Cabinda durante a tropa, veja lá. Volto à Cova da Beira só para precisar o seguinte: o facto de pertencermos ao Concelho do Sabugal não obsta nada a que beneficiemos da irrigação: é um erro de projecto e de opção política da altura. Na verdade, depois algo foi corrigido e hoje há alguns solos da minha freguesia (Santo Amaro e Valverdinho) que já beneficiam do regadio. OK, amigo Rui?
    12/11 às 20:54 · Editado · Gosto · 1
  • Rui Correia Já vi que o meu amigo,nao quer mesmo pertencer a BEIRA ALTA...mas deixe la ,o que interessa e que a nossa agua já chegue a VALVERDINHO...porte-se bem..um abraço....RAIANO....
  • Josécarlos Mendes Um abraço do Casteleiro!!!!!! Pertencer à Beira Alta ou à Beira Baixa é-me totalmente indiferente. O que eu queria era que a minha aldeia não continuasse a ser prejudicada como até há uns anos. Agora, vá lá, que a coisa começa a reequilibrar-se. Mas esta do regadio incomoda-me muito. Sinceramente. Porte-se bem também. Talvez um dia a gente se conheça e possamos discutir a coisa mais em pormenor. Fica combinado. Boas noites - como se diz no Casteleiro...
  • Natália Bispo Gostei destes mimos entre amigos...e aprende-se sempre qualquer coisa!! Boas noites Rui e Josécarlos Mendes 
  • Rui Correia Verdade meu amigo as nossas terras em geral tem sido muito mal tratadas pelos diferentes governos deste pais....sera sempre um prazer algum dia a gente encontrar-se por estas bandas e beber-mos uma boa pinga do Casteleiro,com um bom cabrito,queijo ou trutas de Quadrazais.....um abraço....
  • Josécarlos Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário