terça-feira, 5 de novembro de 2013

Colégio do Soito - ensino privado

A grande polémica

Esta reportagem 
http://www.tvi.iol.pt/noticia/aa---videos---sociedade/reporter-tvi-verdade-inconveniente-ana-leal-colegios-privados-tvi24/1506330-5795.html
de Ana Leal , TVI, fez saltar toda a gente.
Nos minutos 13 a 16 fala-se do Soito, Sabugal. 
Veja e leia parte da polémica aí em baixo...

(Indico as fontes - é tudo «Facebook»)
______________________________________________________
1
Descendentes do Concelho do Sabugal
https://www.facebook.com/groups/DescendentesdoconcelhodoSabugal/
_______________________________________________________



Vejam a TVI, por favor ...
Gosto ·  · Seguir publicação ·  · há 15 horas
  • Alcina Borrego gosta disto.
  • Maria Máxima As escolas públicas estão a esvaziar-se e os bolsos dos ladrões a encher-se ...
    há 15 horas · Gosto · 7
  • Maria Máxima ... e dizem que não são ladrões ... então escolham o nome ...
    há 15 horas · Gosto · 4
  • Clamote Benjamin O caso e gravissimo dentro de Pouco tempo estara em risco a Nacao Portuguesa.E pelo pouco que tenho conhecimento esta em degradacao acelerada.
    há 15 horas · Gosto · 3
  • Maria Máxima E mais abaixo já quiseram dizer que não é assim...
    há 15 horas · Gosto · 1
  • Anabela Augusto Não sou contra os colégios privados, mas quem quer luxos paga-os! É triste andarmos a alimentar toda esta gente
    há 15 horas · Gosto · 4
  • Maria Máxima E uma sra. que agora argumentou !... que lata !
    há 15 horas · Gosto · 1
  • Clamote Benjamin Nao me refiro a casos particulares , mas sim ao Governo Central que dele e das decisoes que um povo espera.
    há 15 horas · Gosto · 1
  • Elisabete Filipe A meta é acabar com o ensino público, tenho vergonha do meu país...
    há 15 horas · Gosto · 3
  • Clamote Benjamin E Nota-se que os governantes perderam o respeito dum povo que supostamente deviam liderar, tomar medidas para bem de todos,nao o fazem.Desceram tao baixo que usam o ditado: Nao estas bem muda-te, que raio de gente e essa?Portugueses que chegam aqui como turistas e nota-se que estao desesperados por trabalhar e so dizem aquilo esta mau.
    há 15 horas · Gosto · 4
  • Gloria Gonçalves Estou vendo amiga Maria Máxima. Calamidade!!! Paga Zé pensionista !!! Ai o argumento do representante do n/ Concelho.... Valha-me Deus. Direito à saúde está acima de tudo.Tribunal é um Orgão de Soberania e o direito à Educação também é preciso para o Povo mas não para ser esbanjado pelo ensino particular como se vê. Tanta mamuça neste país. Aqui por Coimbra, também não se ficam atrás .
    há 15 horas · Editado · Gosto · 3
  • Clamote Benjamin Sempre ouvi: mais vale ensinar a pescar que dar um peixe e nas escolas instruindo que se da liberdade e melhor futuro.
    há 15 horas · Gosto · 2
  • Jesus Valente Sou uma beirã com orgulho mas sinto -me trizte ao ouvir gente quem dirige o meu concelho
    há 15 horas · Gosto · 4
  • Maria Máxima Também eu, amiga. E indigno-me que tirem a quem trabalhou e tem modestas reformas e a quem ainda trabalha e tem igualmente modestos salários, para gastarem assim, sem um critério justo.
    há 14 horas · Editado · Gosto · 2
  • Clamote Benjamin Na maioria gente humilde que fazia das tripas coracao e que nem sequer tem direito a uma velhice digna.
    há 14 horas · Gosto · 2
  • Gloria Gonçalves Amigo Clamote: foi o antes, foi o durante e agora... Geração tão sofrida !!!
    há 14 horas · Gosto · 1
  • Maria Máxima Também não sou contra os colégios privados, desde que sejam as famílias dos alunos a pagar os custos. Até gosto muito desses colégios. Eu estudei num desse colégios e amo o meu colégio, mas foi sempre o meu pai que pagou as minhas despesas, integralamente : Colégio do Sagrado Coração de Maria, um dos melhores do país!
    há 14 horas · Gosto · 2
  • Gloria Gonçalves Mas amiga Máxima pelos vistos paga o aluno e paga o Estado. Sabe quem tira o lucro? Eu estou muito dentro desse assunto dos mamões a nível do Ensino Superior (Particular) No ensino Superior Particular a calamidade ainda é maior.
    há 14 horas · Editado · Gosto · 2
  • Elisabete Filipe o Sr. ministro responde: liberdade de escolha e a liberdade causa polémica. É desta forma que se gere um país que não tem dinheiro, afinal há sim é para aquilo que lhes interessa e o povo "come e cala" Revoltante e angustiante, FARTA.....
    há 14 horas · Gosto · 2
  • Gloria Gonçalves Isto amigos, essa gente que tanto nos maltrata, anda tudo grosso. Nós feitos palermas conformados colocamos a cabeça no tronco. Somos todos uma cambada de mansos perdidos.
    há 14 horas · Gosto · 1
  • Palmira Rasquete ACHO MUITO BEM OS COLÉGIOS PRIVADOS,...MAS EU NÃO TENHO QUE PAGAR ESSES LUXOS...JÁ DOU O MEU CONTRIBUTO PARA AS ESCOLAS DO ESTADO ESSAS SIM....HÁ PROFESSORES SEM HORÁRIO HÁ MUITAS ESCOLAS FECHADAS COM MUITA QUALIDADE E POUPAVAM -SE MUITOS MILHARES DE ...Ver mais
    há 14 horas · Gosto · 4
  • Maria Máxima Subscrevo, amiga Palmira. Os colégios privados sempre existiram, mas sempre foram pagos pelas famílias dos alunos. E no superior, agora até nas universidades públicas pagamos. Para o doutoramento, paguei nos quatro anos 12 000 euros. E é pública. Quem quer, paga.
    há 14 horas · Gosto · 3

_____________________________________________________________



SOBRE O ASSUNTO QUE VIMOS E OUVIMOS NA TVI - ENSINO PÚBLICO/PRIVADO
Eu entendo que um Governo que preza os seus Cidadãos deve proporcionar-lhes cuidados GRATUITOS no Ensino e na Saúde. Deve financiar o Património ligado ao Ensino Público com a finalidade de melhorar e modernizar os seus recursos, para proporcionar qualidade de ensino aos Alunos.
Por outro lado se houver Empresários ou Investidores que queiram obter dividendos investindo em Escolas Privadas, podem e devem fazê-lo, também para concorrer em qualidade com a Escola Pública. Para, lógico, obterem lucro.
Contudo assistimos em Portugal a uma certa promiscuidade. Se um empresário quer investir no Ensino o Estado pode e tem financiado esses Agentes, a fundo perdido. Mais. Subsidiam a construção de Património, entregando-os à gestão dos Privados. Com um aditamento incrível - se esse Estabelecimento Privado não dá lucro...o Estado cobre o prejuízo !
No Ensino Público o Estado (leia-se Governo) não melhora as condições do SEU Ensino como até estrangula a carreira dos seus Actores principais - os Professores e promove a degradação do ensino com raiva militante !

Grosso modo, é o que se depara com essa Reportagem. Porque a situação ainda é mais grave do que podemos pensar...
Gosto ·  · Seguir publicação ·  · há 14 horas perto de Beja
  • Maria Máxima e 5 outras pessoas gostam disto.
  • Rui Correia RESUMINDO E CONCLUINDO...ESTAO A ENTREGAR TUDO AOS AMIGOS.....E NOS CONTINUAMOS A PAGAR......
    há 14 horas · Gosto · 2
  • Manuel Manso Nunes Parece-me uma análise ponderada a tuaJose Jorge!
    Ficou por dizer que no Ensino Publico não há lugar para turmas de 14 alunos seja sob que pretexto seja!
    Também era bom que as pessoas soubessem que alunos que morem a menos de 1 km não têm direito a transporte.
    Parabéns, puseste bem o dedo na ferida!
    há 14 horas · Gosto · 3
  • Gloria Gonçalves Não estou percebendo esta dos alunos que morem a menos de um Km não ter direito a transporte amigo Manso Nunes. Os que moram nas grandes cidades dentro da própria cidade a s/escola ou Universidade, pode ficar a Kms. e não lhe pagam transporte. Pelo menos com meus filhos foi assim. Ou pagava-lhes o bilhete ou iam a butes. Ai tanto dinheiro mal parado.
    há 13 horas · Editado · Gosto · 1

_________________________________________________________


Ver ao 1m31s
_______________________________________________


Nas notícias das 20h na TVI o ensino vai ser falado. Disseram-me que o Sabugal faz parte da reportagem...esperemos que por bem!
1Gosto ·  · Partilhar

_________________________________________________


SABUGAL E O ENSINO PRIVADO NO SOITO
Hoje TVI depois das 20h
Gosto ·  · Seguir publicação ·  · há 17 horas perto de Beja

______________________________________________


COLÉGIO PRIVADO NO SOITO

Não me repugna a existência de um colégio privado no Soito.. sempre e quando não seja custeado pelo erário público!
Afinal, algum tempo depois de ter criado o Externato Secundário do Sabugal, o saudosa dr. Diamantino não abriu também um colégio no Soito?
Preocupa-me isso sim o salário auferido pelos colegas professores que lá possam lecionar bem como o de todo o pessoal.
Gosto ·  · Seguir publicação ·  · há 16 horas
_______________________________________________________
2
Natália Bispo
https://www.facebook.com/nat.bispo.monumenta?hc_location=stream
_______________________________________________________


15Gosto ·  · 


________________________________________

3
Dar vida ao concelho
https://www.facebook.com/groups/329519487108866/
________________________________________



Sem comentários:

Enviar um comentário