terça-feira, 22 de outubro de 2013

130


Cópia ou não?

Nunca me passou pela cabeça que uma peça tão singela lançasse uma tal polémica!
Mas ela aí está.



I
Comentários no 'Capeia'

5 Responses to Casteleiro – A Serra da Pena é uma cópia?

  1. José Jorge Cameira - Beja /VSP diz:
    Ora aqui está um belo trabalho do Zé Carlos Mendes, a juntar a tantos outros aqui publicados ! Um abraço “cá do pé” !!
    • José Carlos Mendes diz:
      Caro Zé Jorge!
      É uma reflexão apenas – não merece nota tão alta.
      A propósito de «cá do pé» (esclareço nos leitores: o José Jorge é do Vale da Senhora da Póvoa que pelo sopé da Serra d’ Opa dista do Casteleiro aí uns três ou quatro quilómetros…), pois bem, a propósito da tua terra: sabes o que eu descobri aqui há uns tempos sobre o teu Vale e me tenho preocupado em divulgar junto de conterrâneos teus?
      Descobri que ali existiu uma localidade romana muito importante de cruzamento de vias e de influência e dominância em toda a região. Segundo sei, era um pouco mais a meia encosta, mas era ali junto do Vale… E essa localidade (talvez fosse a célebre Lancia Oppidana) há quem pense que era uma espécie de capital daquele território dominado pelos romanos…
      Vocês no Vale devem ter orgulho nisso.
      Pior está o Casteleiro que nessa altura dependia do Vale, depois dependeu de Sortelha – e agora, desde 1855, depende do Sabugal…
      Um abraço cá do alto da Serra d’ Opa.
      Visita sempre a nova gazeta: http://serradopa.blogspot.com/
  2. Joaquim Luís Gouveia diz:
    Zé Carlos!
    É sempre um prazer ler as suas crónicas. Assentam sempre em exercícios intelectuais que, pessoalmente, me deixam a pensar dias a fio.
    A teorização que aqui nos traz hoje, em que o óbvio parece ser dominante, para quem conhece estas duas construções, certamente não ficará indiferente.
    Seria bom podermos confrontar mais opiniões de outros estudiosos nesta matéria!
    Aqui fica o desafio.
    Joaquim Gouveia
  3. Jorge Cameira diz:
    pena (coincidência… situa-se na Serra da Pena, entre Casteleiro e Sortelha) o estado degradado em quem se encontra esta linda obra arquitetónica, para a qual já houve alguns projetos interessante mas sem resultados à vista… houvesse quem tomasse a iniciativa… poder local….???? privados…??? o tempo vai passando e o espaço cada vez mais degradado podendo tornar-se irrecuperável…



II
Entradas no facebook dos Descendentes:  



Nunca tinha pensado nisto!!
  • 28 pessoas gostam disto.
  • Clamote Benjamin Ha quarenta anos que estou para visitar e bem pertinho vunca vi de perto
  • Alcina Rodrigues A tese não é de todo incoerente.....até pode estar muito perto da verdade...a argumentação está muito bem conseguida....
  • Jorge M. Clemente Cameira pena (coincidência... situa-se na Serra da Pena, entre Casteleiro e Sortelha) o estado degradado em quem se encontra esta linda obra arquitetónica, para a qual já houve alguns projetos interessante mas sem resultados à vista... houvesse quem tomasse a iniciativa... poder local....???? privados...??? o tempo vai passando e o espaço cada vez mais degradado podendo tornar-se irrecuperável...
    há 9 horas · Gosto · 4
  • Raul Candido A tese é arriscada ! 

    o Granito e os métodos construtivos , como a Necessidade de "horizonte " ( militar numa-- Paisagem noutra ) --- impõe e explicarão muita Coisa ! .
    que o Cristo REI do SOITO é uma cópia /transplante/ Miniatura do outro e que O "outro" è uma Cópia Metida à Pressão num CORCOVADO de quatro patas de muito mau gosto .. disso .. não tenho Dúvidas !!!
  • Clamote Benjamin Copia ou nao? Nenhum de nos e 100% original, O que quero dizer que e uma obra bem feita sim.Recuperar?Se o Pais estivesse em melhores condicoes financeiras talvez fosse possivel, que decerto fica mais caro fazer novo que recuperar, mas Sendo eu um grande admirador de pedra talhada concerteza que se enquadra melhor na paisagem este edificio que qualque bloco de betao tenha as formas que tiver.
  • Clamote Benjamin Influencias Romanas sim, nas Cornijas Arcos nas Janelas e as Ameiras ( acho que o nome correcto para as defesas sobre o telhado) Influencias do estilo Romano estao por todo o mundo.
    há cerca de uma hora · Gosto


    • há 13 horas · Gosto · 1
    • Jose Sanches Gosto deste tema que muito me fascinou na juventude. Ainda cheguei a ver um anuncio as aguas de radium numa revista, cujo nome nao recordo. As revistas no meu tempo duravam uma eternidade. nao era como hoje que nem uma semana as conservamos. Sei que vi a revista na casa da D. Claudia, nossa professora de educacao civica no colegio. Quem se lembra? Nao ponha o dedo no ar, diga por favor.
    • Alcina Rodrigues crónica feminina????!!!!


  • Josécarlos Mendes

Sem comentários:

Enviar um comentário