sábado, 21 de setembro de 2013

81

Retirado do «Vale da Senhora da Póvoa»
Por Américo Valente


Azeite de Penamacor chega à China
O azeite produzido em Penamacor pela Penazeites começou a ser exportado para a China. O país é o último mercado a abrir as portas ao azeite desta empresa criada há 16 anos na região, que tem como principais destinos internacionais o Brasil, Estados Unidos da América, França ou Japão.
A oportunidade de alcançar o mercado chinês surgiu este ano depois de a empresa sedeada na zona industrial de Penamacor ter participado numa feira em Xangai, uma cidade chinesa com mais do dobro da população portuguesa. Guida Leal, da Penazeites, explica ao Reconquista que a participação nesta feira aconteceu graças a uma parceria com várias empresas com experiência na exportação de outros produtos, como o vinho.
O primeiro contentor que chegou ao destino, diz Guida Leal, "ficou vendido automaticamente e neste momento já vamos com a terceira exportação para a China". O volume exportado também tem vindo a aumentar e o rigor exigido pelos clientes foi uma das primeiras marcas que ficou do contacto com o mercado chinês.
"Ao contrário do que se diz, o chinês é muito rigoroso e tem um controlo muito mais apertado do que os brasileiros" explica Guida Leal.
A Penazeites também está a exportar uma gama de 14 azeites aromatizados com ervas aromáticas mas também café, chocolate, baunilha ou cogumelos. Ainda este ano esperam lançar para o mercado duas pastas de azeitona, nas variedades galega e bical.
No próximo mês a empresa vai começar a fazer o primeiro azeite de produção própria, com azeitonas provenientes de um olival de 40 hectares que comprou no monte do Conde, em Penamacor.

Sem comentários:

Enviar um comentário