quarta-feira, 4 de setembro de 2013

53



    Digam lá se não é uma foto magnífica de um animal soberbo! 

Quinta do Espinhal
«Não deixe os Lobos sem Abrigo»

O Grupo Lobo faz um trabalho meritório. Em Portugal, o desaparecimento do lobo, particularmente na faixa litoral, tornou-se evidente a partir de 1940. Com a diminuição drástica da área ocupada na década de 70, a situação da espécie agravou-se. Leia mais aqui
Veja sobretudo o mapa da distribuição dos lobos ibéricos...
Como se lê no 'site' do Grupo Lobo - entidade da Universidade de Lisboa / Faculdade de Ciências:
No início do século XX, a subespécie Canis lupus signatusocupava praticamente toda a Península Ibérica. Porém, tem-se vindo a registar uma redução quer da área de distribuição, quer do efectivo populacional deste canídeo.


Do mesmo 'site', que pode consultar na íntegra aqui (sublinhados nossos):


Aprender para Conservar


O GRUPO LOBO, associação não governamental*, independente e sem fins lucrativos, foi fundado em 1985 para trabalhar a favor da conservação do lobo e do seu ecossistema em Portugal. Conta com um vasto número de associados e colaboradores, nacionais e estrangeiros.
A existência do Grupo Lobo resulta da necessidade de divulgar novos factos sobre o lobo, predador que nos habituaram a ver como demoníaco. Hoje em dia estes conceitos estão
completamente desactualizados mas, infelizmente, os novos conhecimentos sobre este animal estão pouco divulgados junto da opinião pública.
O lobo é uma das espécies cuja área de distribuição mundial mais tem sido reduzida. Esta situação tem motivado enormes esforços com a finalidade de evitar a sua extinção, pois se não actuarmos de uma forma concreta e positiva, perderemos mais uma espécie animal.


(in Grupo Lobo)
_______________________



Quinta do Espinhal

Agora, a nota regionalíssima:
Entre o Casteleiro e Caria, na EN 18-3, perto das Inguias, fica a Quinta do Espinhal. O seu responsável, o engº António Nunes, o Toneca (residia em Santo Amaro, onde o pai e o tio geriam a herdade), dedica-se entre outras actividades à criação do mais belo animal de Portugal, o cão da Serra da Estrela de pêlo comprido.
A Quinta do Espinhal decidiu aderir à Campanha «Não deixe os Lobos sem Abrigo», do Grupo Lobo, doando um exemplar de uma ninhada recente. Bela decisão. Honra lhes seja feita. Isto foi em meados de Agosto deste ano. Leia mais aqui.


E pode ver este pequenino vídeo, «cheio» de cães no remanso da Quinta do Espinhal: aqui.

_____________________________

Confraria do Cão da Serra da Estrela

Confraria

Finalmente, conheça também a Confraria do Cão da Serra da Estrela.
Entre aqui e aqui, onde também se fala da Associação.
Conheça os órgãos sociais da Confraria aqui.
Veja este vídeo para saber mais.

Sem comentários:

Enviar um comentário